quarta-feira, 8 de março de 2017

Dia Internacional da Mulher

“O que seria do homem sem a mulher?” velha retórica que condiciona a mulher ao homem, porém a pergunta mais adequada seria “o que seria da humanidade e da criação sem a mulher?” a resposta é simples e direta: Nada!

O amor de Deus se manifesta com intensidade nas mulheres, em sua delicadeza, e jeito bonito de ver as coisas, que brotam de uma resiliência quase que natural do gênero feminino.

As mulheres são mais sensíveis e tem uma capacidade inesgotável de abrir-se ao outro e as mudanças, e disso todos colhemos bons frutos. Mães, esposas, namoradas, irmãs, amigas... As mulheres alegram nosso dia, como um jardim natural que perfuma a alma e embeleza toda a existência, tornando agradável o viver.

Foram elas que ficaram com nosso Senhor até o ultimo momento aos pés da cruz, não se acovardando frente às adversidades, mas testemunhando de cabeça erguida sua escolha de vida e um proposito de sociedade justa e fraterna na pessoa de Jesus. E o Senhor tinha e tem um papel fundamental reservado em seu coração para as mulheres, afinal a elas foi dado primeiramente a boa noticia da ressurreição e também a missão do anuncio.
Nos nossos tempos, mais do que em qualquer outro, as mulheres têm ocupado lugares de destaque na sociedade seja no campo politico, social, empresarial, exercendo cargos e funções basilares na sociedade, e isso torna a ação desses organismos mais humanos a partir do olhar feminino.

Quando uma mulher garante seus direitos, não quer dizer que os homens perdem os seus, pelo contrario, se tem o ideal social de igualdade, aonde homem e mulher são agentes protagonistas na construção e cuidado da criação divina. Como no episodio do Gênesis a mulher foi dada ao homem por companheira, sendo sua força e guia nas aflições do mundo, estando ao seu lado no caminhar diário, sendo reais sacramentos de Deus para toda a criação. 

Que este dia seja de comemoração e reflexão sobre o quanto as mulheres, flores do jardim de Deus, são fundamentais para toda a criação. Feliz dia internacional da mulher.

Equipe de articulação diocesana da Pastoral da Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário